O TRX é uma forma muito boa de trabalhar a resistência do corpo. E esse é realmente o nome dessa faixa elástica, Total-body Resistance Exercise, Exercício de Resistência do Corpo Inteiro.
Selecionamos alguns exercícios e formas de trabalhar com o TRX, para você entender melhor como ele funciona. Esse tipo de atividade é feito com uma faixa dupla, fixada em um ponto alto. É um equipamento muito simples, mas que oferece infinitas possibilidades de trabalho, é possível treinar praticamente todos os grandes grupos musculares.
Melhores Exercícios com TRX
Para costas – É bem simples, é como se você fizesse uma flexão, mas em pé e segurando a corda. Ele trabalha os dorsais e de forma indireta os bíceps. É uma puxada muito comum nos treinos de musculação, a diferença é como o corpo está posicionado.
Para bíceps e tríceps – No caso do bíceps, temos que usar o movimento de flexão do cotovelo. Você vai usar o corpo em suspensão para criar a resistência e diferentes tipos de pegada, para que haja a flexão de cotovelo. No mesmo exercício para tríceps você também pode trabalhar
Execução com o TRX
Você também pode trabalhar o peito, as coxas, abdominal, entre outras áreas. As execuções são muitas e bem diferentes, nossa dica é você fazer com um profissional te orientando. Dessa forma não corre risco de fazer algo errado e acabar se machucando. É possível comprar e usar esse equipamento em casa, mas antes de começar a fazer você precisa conhecer os exercícios e movimentos.
Além disso, é necessário ter alguns cuidados, pois os benefícios do TRX estão diretamente condicionados a utilização adequada do mesmo. Durante o exercício você deve manter as rotas articulares preservadas, não “copiar” movimentos, sem que haja uma prescrição adequada.
É importante também treinar de uma forma que esteja dentro de suas possibilidades, o treino com TRX pode ser único ou alternado com musculação, mas deve sempre estar de acordo com sua individualidade e necessidades.