Por mais que a gente queira treinar todo dia, à vezes isso se torna impossível. Para as semanas que tudo parece corrido demais, ter um treino rápido pode ser a melhor opção.
O ideal é treinar pelo menos 3 vezes na semana. Uma pessoa geralmente costuma ficar de 60 a 120 minutos na academia. No entanto, é possível tentar otimizar os resultados adaptando séries e exercícios para que se tornem mais efetivos dentro de um espaço de tempo mais curto.
Treino Rápido
A seguir você confere um exemplo de treino rápido para aquelas semanas em que não puder fazer as séries que está acostumado:
Treino 1
Agachamento 10×3
Remada halter 4×6 + Paralelas 4×6
Tríceps testa 4×6 + Chin-up 4×6
Panturrilhas sentado + elevação pelvica 4×6
Treino 2
Supino com halter 10×3
Good morning 4×6 + Press 4×6
Jump-Squat 4×6
Encolhimento 4×6 + Panturrilhas em pé 4×6
Paralelas 4×6 + chin-up 4×6
Treino 3
Barra-fixa 10×3
Supino declinado 4×6 + Rosca martelo 4×6
Squat 4×6 + Remada barra 4×6
Panturrilha sentado + elevação pelvica 4×6
Paralelas 3×6 + press 3×6
Como é possível notar, o começo do treino é uma adaptação do método 10×3. A base desse tipo de treinamento está em conseguir utilizar uma carga maior, por se tratar de um número menor de repetições. O mesmo vale, em menor escala, para a escolha do 4×6. Com duração menor do que uma tradicional 3×10 ou 4×8, essa contagem garante com que a musculatura seja intensamente trabalhada mesmo sem muito tempo disponível.
Vale dizer que este é apenas um exemplo de treino, que pode servir como inspiração. É importante sempre manter uma ficha que seja personalizada de acordo com seu biotipo e objetivos. Converse com seu treinador nos dias em que estiver mais ocupado. Sempre existe uma alternativa para que não seja preciso deixar a atividade física de lado. Com um pouco de boa vontade, é possível continuar construindo os músculos em qualquer circunstância.