Você pode até rir do colega de academia que mal consegue terminar a própria série, mas será que você também não está cometendo algum erro? Muitas vezes acabamos acostumando com hábitos que nos prejudicam sem que percebamos.
Um bom exemplo são aquelas pessoas que não comem nada antes de ir pra academia. Tudo bem que aeróbico em jejum tem sua razão de ser, mas a maioria das pessoas malha sem comer pode pura irresponsabilidade. Especialmente se você está em busca de hipertrofia, é essencial manter uma alimentação muito regrada para conseguir resultados.
Confira a seguir outros 5 hábitos que prejudicam muito:
-
Planejamento: quanta gente você já viu malhando peito como se não houvesse amanhã e treinando perna uma vez na semana, e às vezes a cada 15 dias? É por isso que temos tanto frango na academia, falta de planejamento. Fazer só os exercícios que a gente gosta não é a resposta. As chances de você acabar se lesionando é até maior, já que você vai acabar forçando certos músculos.
-
Repetição: não, não se trata do número de vezes que você precisa repetir um exercício, mas sim, de quanto tempo você segue o mesmo treino. Nosso corpo acostuma rapidamente com qualquer estímulo, então de nada adianta ficar sempre seguindo a mesma rotina de exercícios. Você precisa se desafiar constantemente.
-
Exagero: superar seus limites é uma coisa, forçar seu corpo além do necessário é outra. De nada adianta fazer 8 séries com 30 repetições para aumentar o bíceps. O que você vai conseguir é um músculo fraco e cansado demais para que o movimento seja correto. Respeite o tempo de repouso a cada dia de treino.
-
Energético: sabe aquele dia que você praticamente sai da balada para a academia? Simplesmente não vá. Muita gente acha que é só tomar um energético durante o treino e tudo bem, mas isso é uma grande mentira. Você vai ingerir um monte de calorias vazias, com açúcar e conservantes. Prefira água, pura e simplesmente. Se estiver tudo ok, vá de suplemento, mas desde que você saiba o que e porque está tomando.
-
Água: tá, acabei de dizer pra substituir por água, mas um erro super comum é tomar líquido demais. Se encher de água logo antes do treino pode ter o mesmo resultado de uma refeição completa, causando até cólica e náusea durante os exercícios. Comece com, no máximo, 2 copos antes do treino e vá se reidratando aos poucos durante o treino.
Lembre-se também que o ideal é que você erga pesos menores com execução perfeita. Muita gente fica nessa de querer se mostrar e acaba negligenciando a performance. Quanto mais concentração no exercício, melhores serão os resultados.