O fim de ano é um período em que muita gente fica sem tempo pra treinar ou se dá férias. Já o mês de janeiro é recordistas em pessoas retornando para as academias. Mas se você está retornando ao treino após um certo período, é preciso tomar alguns cuidados.
Quem está parado tende a permanecer na inércia, voltar a fazer a atividade física, a se exercitar e movimentar o corpo é muitas vezes um sacrifício. Você já venceu esse desafio e sabe que precisa voltar a treinar de todo jeito.
A primeira coisa que deve fazer é escolher um horário para seu treino. Esse horário não pode mudar de forma alguma, assim você já condiciona seu corpo e já vai ficar preparado sabendo que é aquele horário que você vai fazer exercício físico.
Voltando a Treinar
Quem já treinou alguma vez na vida por um certo período de tempo tem a chamada “memória muscular”, ou seja, você vai ter mais facilidade em “reaprender” a treinar. Quanto mais tempo você treinou com qualidade antes de parar de treinar, mais rapidamente irá retornar a forma antiga. Por isso, não tem problema se ficou afastado por um ano, se você treinava sempre e por um longo tempo, por exemplo, 5 anos, seu corpo vai lembrar.
Mesmo assim é preciso ter muita atenção na hora de voltar aos treinos, veja o que deve fazer:
-
Volume de treino mais alto – Você deve fazer mais treinos e com menos intensidade.
-
Reaprenda os movimentos – Provavelmente esqueceu os movimentos ou acha que sabe, o melhor é relembrar com seu instrutor e nunca fazer sozinho.
-
Aeróbico depende do contexto – Se você está acima do peso terá benefícios com o aeróbico, mas se é um ectomorfo não tem necessidade de fazer esse tipo de treino.
-
Evite intervalados nas primeiras semanas – Se você for executar aeróbicos, evite os intervalados, pois seu corpo precisa se adaptar.
-
Dieta precisa ser equilibrada – No geral a dieta deve ser montada de acordo com um treino de menos intensidade.
-
Suplementos são dispensáveis – Você pode tomar, mas nesse início você vai conseguir bons resultados sem a utilização de suplementos.
Voltar depois de um longo tempo parado não é tão complicado como imagina, por isso, não hesite em refazer sua matrícula. O importante é não ficar parado, pode ter certeza que depois de uns dias vai ver o quanto você sentia falta dessa rotina e não sabia!
Deixe uma resposta