Aprender a lidar com a alimentação é um dos pontos mais importantes da hipertrofia. Com uma boa dieta, é mais fácil ganhar massa muscular. E essa dieta sempre passa pela ingestão de proteínas.
Por mais que não pareça, a verdade, é que às vezes é difícil comer apenas os alimentos mais proteicos todos os dias. Por isso, é importante ser criativo e variar no cardápio. Nossa dica de hoje é de uma panqueca proteica, excelente para o café da manhã, lanche da tarde ou mesmo como refeição para a noite.
Super simples de preparar, essa receita pode servir como base para diferentes recheios, confira:
Receita de Panqueca Proteica
Ingredientes
6 Claras de ovos;
10 colheres (sopa) de leite desnatado;
6 colheres (sopa) de farinha de soja (pode ser substituído por farinha de aveia, whey protein de baunilha, farinha de quinoa, farinha de trigo integral);
- Se o recheio for salgado, adicione sal, orégano e pimenta do reino à gosto.
- Recheio doce, adicionar sucralose e essência à gosto.
Modo de Preparo: bata as claras e o leite no liquidificador, adicione a farinha de soja e misture até ficar com a massa bem lisa. O recheio pode variar bastante. Uma boa ideia é utilizar o frango ou atum, bem temperados e com pouco sal. Para receitas doces, inclua frutas, mel ou cremes à base de whey protein.
Essa é apenas uma dica de receita que você pode incluir na sua dieta regular para ganho de massa muscular. O interessante, porém, é que você calcule as proteínas e calorias do seu dia conforme seus objetivos.
Em geral, existe uma regrinha super simples para estabelecer quantas calorias você deve consumir. Normalmente, se calcula que, para quem quer perder peso, se deve ingerir de 20 a 25kcal por quilo do seu peso. Para manter, consuma de 25 a 30kcal e para ganhar peso, aumente essa ingestão para 30 a 35 kcal por quilo de peso.
Claro que esse valor calórico serve apenas de parâmetro inicial, sendo importante avaliar também sua necessidade diária de proteínas, gorduras e nutrientes.