Geralmente quem pratica atividade física regularmente e tem o objetivo de melhorar a hipertrofia, não ingere bebida alcoólica. A cerveja pode atrapalhar e dificultar quem quer ganhar massa muscular ou queimar gordura. Mas será que isso acontece também com o uso de suplementos?
Durante um exercício você quebra as fibras do tecido muscular, no descanso essas fibras são reconstruídas por meio da síntese de proteínas. Isso tudo acontece para que ocorra o crescimento muscular. Você usa a suplementação para aumentar o nível de determinados nutrientes nas células musculares, esses nutrientes vão contribuir no processo de recuperação e crescimento do músculo.
O álcool não combina com atividade física, porém, ele não vai anular os efeitos do suplemento nem causar efeitos colaterais. Mesmo assim é bom lembrar que os efeitos podem não ser os mesmos. O álcool de uma forma geral atrapalha o processo de construção muscular.
Álcool e Síntese Proteica
Quando você toma alguma bebida alcoólica a síntese de proteínas diminui, também inibe os efeitos da insulina e do hormônio do crescimento no corpo. O álcool também pode diminuir a produção de testosterona. Por isso ele atrapalhar o desempenho esportivo e até mesmo sua saúde.
Na prática, isso significa que a cerveja não interfere e não anula o efeito do suplemento, mas atrapalha seus objetivos. Se você está buscando uma boa hipertrofia e quer cuidar da sua saúde o mais correto é não beber nenhuma bebida alcoólica.
Quanto Tomar Cerveja
A gente sabe que nem sempre dá pra evitar aquela cervejinha. E nem todo mundo é de ferro, né? Por isso, o indicado é ser inteligente na hora de tomar álcool.
Pesquisas sobre a ingestão de álcool já revelaram que a síntese diminui até 20% depois de 24h depois de beber. Assim, pode ser mais interessante beber logo depois do último treino da semana, na noite de sexta, por exemplo, do que no sábado, quando você já está em recuperação muscular do dia anterior. Ainda assim, a dica é nunca exagerar, mantendo o bom senso.
Luiz Antonio diz
bons artigos