Sem tem uma coisa que sempre resiste são as dúvidas sobre a alimentação antes e depois do treino. É essencial comer adequadamente para ter bons resultados e isso inclui a quantidade correta de proteínas após os exercícios.
Se você malha e ingere proteína já deve saber o motivo e para que ela serve, não é mesmo? A proteína auxilia na reparação muscular e construção de células, depois de um treino pesado é necessário ingerir proteína para recuperar o músculo que foi trabalhado. Existe uma tabela com a quantidade de proteína que deve ingerir dependendo do exercício que você fez.
É claro que entre um exercício de musculação e uma caminhada seus músculos na musculação foram muito mais exigidos, por esse motivo você precisa de uma quantidade maior de proteína. Você deve calcular o seu peso vezes a quantidade abaixo e saber as gramas de proteína que deve ingerir, veja bem:
-
Musculação – Para a mulher 0,5 x peso, para o homem 0,6 x peso;
-
Musculação tipo circuito – Para a mulher 0,4 x peso, para o homem 0,5 x peso;
-
Corrida (60 min) – Para a mulher 0,3 x peso, para o homem 0,4 x peso;
-
Aeróbico (60 min) leve – Para a mulher 0,2 x peso, para o homem 0,3 x peso.
A partir da atividade feita você vai ingerir uma quantidade de proteína, se você fez musculação, é homem e pesa 80 quilos, deve ingerir 80 x 0,6 = 48 gramas, por exemplo.
A conta é muito simples, não tem segredo. Lembrando sempre que as proteínas são apenas adicionais, você precisa manter uma boa alimentação como um todo.
Em geral, é difícil ingerir a quantidade necessária de proteína apenas através das refeições, é aí que entra a suplementação. Se você não quiser tomar nada do tipo, sem problemas. A questão é que você terá que ter um pouco mais de paciência para conseguir ganhar massa muscular. Nosso corpo precisa do combustível certo para mostrar resultados, e tudo bem se você fornecer esse combustível em quantidades menores, desde que mantenha o foco e a disciplina no treino.