A maioria dos exercícios de musculação possui muitas variações e esse é o caso do Leg Press. A posição dos pés na plataforma pode fazer muita diferença no exercício.
Embora não pareça, dependendo do local do seu pé no aparelho, uma área da musculatura é mais ou menos trabalhada.
Por exemplo, quando os pés estão juntos mais acima da plataforma do Leg Pres, você dá uma ênfase maior nos glúteos. Você ainda vai trabalhar a parte externa do quadríceps, mas a ênfase maior é nos glúteos. Se você abre mais a posição dos pés e deixa mais abaixo da plataforma do Leg Press, você ataca mais os vastos laterais do quadríceps.
Variações no LegPress
Também existe a variação com as pontas dos pés pra fora, focando na parte interna da coxa. É quase como se você estivesse fazendo movimentos na cadeira adutora, porém, com outros tipos de recrutamentos musculares. Há ainda a possibilidade de fazer o movimento apoiando apenas a ponta dos pés na plataforma. Esse posicionamento costuma exigir mais força.
Outra opção interessante de explorar o LegPress é fazer exercício de panturrilha. Nesse caso, seus pés ficam bem na ponta inferior, e você eleva o corpo e desce lentamente, como se estivesse no aparelho específico para a região.
Para quem gosta de desafios, há academias que usam o Leg até mesmo para trabalhar glúteos. Nesse caso, a pessoa deve ficar de frente para o banco e fazer o movimento para trás como se estivesse com caneleira ou na máquina para glúteos mesmo. É super cansativo.
Entendendo o Treino
Se você não tem muito conhecimento em musculação, nossa dica é que você converse com seu treinador e sempre tente entender os exercícios que ele está te passando. Isso vai fazer com que você consiga sentir melhor quais regiões está trabalhando e aliar essa sensações aos seus objetivos.