Atividade física é sinônimo de saúde, isso todo mundo sabe. Mas você sabia que a musculação ajuda a controlar a ansiedade também?
Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que estamos falando da ansiedade em excesso. Sentir-se ansioso por alguma coisa é normal. No entanto, há situações em que se torna uma doença. Irritabilidade, depressão, coração disparado, sensação de que algo ruim vai acontecer, entre outros, são sintomas comuns desse distúrbio. E a musculação pode ajudar no tratamento.
Musculação Para Controlar a Ansiedade
A ansiedade é uma questão mental, contudo, o trabalho físico pode ajudar bastante. Confira como a musculação pode ajudar a controlar os sintomas:
-
Serotonina: o estado de ansiedade muitas vezes impede aquela sensação de prazer. E é isso que a serotonina garante. A liberação do hormônio pós atividade física pode ajudar muito a melhorar a sensação de irritabilidade, por exemplo. A paz de espírito pós musculação não tem preço.
-
Isolamento: é natural que alguém ansioso acabe fugindo de situações de interação social. A academia não traz tanta pressão para interagir com outras pessoas imediatamente. Pode ser uma oportunidade de reaprender a conviver socialmente.
-
Estresse: a musculação contribui para a diminuição dos níveis de cortisol. O cortisol é responsável pelos níveis de estresse.
-
Compulsão: os exercícios costumam ser acompanhados de novos hábitos alimentares. É comum que a ansiedade seja acompanhada de compulsão por comida, assim, é uma nova oportunidade de encarar as refeições de um jeito diferente.
-
Autoestima: sentir-se bem consigo mesmo ajuda muito a aliviar a sensação de ansiedade. Perceber o corpo respondendo aos estímulos da musculação aumenta muito a autoestima.
Vale dizer que a ansiedade precisa ser tratada com acompanhamento médico. A musculação é apenas um aliado neste processo. É preciso conversar com um especialista para determinar a melhor maneira de controlar suas emoções.