Toda mulher sabe como o período que antecede a menstruação pode ser cheio de sintomas desagradáveis. Cólica, dor de cabeça, estresse, cansaço, mau humor. A dúvida, porém, é: dá pra treinar com TPM mesmo ou é melhor não?
E a resposta é que depende muito do quanto estes sintomas afetam a sua vida. Para a maioria das mulheres, o ideal é continuar treinando, com algumas adaptações. Apesar da vontade de ficar em casa deitada embaixo das cobertas, movimentar o corpo pode ajudar muito a deixar este período mais leve. Há casos, no entanto, de pessoas que se sentem incapacitadas de atividade física. Neste caso, é importante conversar com um ginecologista para entender melhor se o que está acontecendo é normal ou se há alguma doença ou distúrbio que precisa ser tratado.
Se você sente que consegue fazer exercícios na TPM, não hesite em treinar. Veja os benefícios de ir pra academia mesmo nos dias de tensão pré-menstrual:
-
Bem Estar: você já notou como sai do seu treino se sentindo bem? Pois é, durante os exercícios, seu corpo produz substâncias como endorfina, dopamina e noradrenalina que te dão uma sensação de prazer. Naqueles momentos de irritabilidade, pode ajudar muito a te acalmar. Sem contar que diminui e pode até acabar com as cólicas.
-
Exercícios: é interessante que seu treino acompanhe o ritmo do seu ciclo menstrual. Durante o período que antecede a nova ovulação, é natural que a mulher se sinta com menos ânimo. Para não perder o dia de academia, você pode escolher uma atividade mais leve e regular, em que você continue queimando calorias mas sem exigir tanto esforço. Pode ser um treino em circuito, uma carga mais leve e mais repetições, algo do tipo.
-
Prevenção: além de treinar durante a TPM, é importante que você mantenha o treino de musculação durante todas as semanas. Os exercícios ajudam a amenizar o aparecimento dos sintomas da tensão pré-menstrual, servindo também para aumentar a autoconfiança, geralmente em queda antes da menstruação.
Ficar em casa é sempre uma alternativa que você deve considerar apenas quando estiver se sentindo incapacitado. E essa dica vale tanto para homens quanto para mulheres. No caso de uma gripe ou outra doença, tudo bem se você não tiver condições de treinar, mas na dúvida, sempre vá pra academia e converse com seu treinador.