Começar a treinar é apenas o primeiro passo para conseguir um corpo forte e definido. Mas só isso não basta. É preciso mudar a dieta. É onde entra o cutting ou bulking, você sabe o que são os dois e por onde começar?
Antes de qualquer coisa, é preciso reforçar que é na mesa que se consolidam os resultados da musculação. De nada adianta treinar pesado e comer qualquer coisa. A alimentação é uma estratégia importante para conseguir alcançar os resultados desejados.
Cutting ou Bulking?
Se você nunca ouviu falar nos termos, não se preocupe, é simples. O cutting é uma fase dedicada a queimar gordura, mantendo a massa magra. Para isso, a dieta precisa ter menos calorias.
Já o Bulking é uma etapa para ganhar massa muscular. Neste momento, aumenta-se a ingestão de calorias, focando principalmente no consumo de proteínas. Ou seja, não basta sair comendo tudo que ver pela frente. Ambos são controlados.
Por Onde Começar?
Todo começo de treino precisa contar com uma avaliação corporal. Isso vai te dar a noção ideal de como está seu corpo. É a partir dessa informação mais detalhada que você vai definir suas metas. Para quem tem muita gordura acumulada, o cutting será o ideal. É o mais comum na maioria dos casos. O corte de calorias é indicado para quem tem mais de 15% de gordura corporal, no caso dos homens. Para mulheres, acima de 25%.
Para quem é magro, sem nem aquela pochete, o bulking será o jeito de começar. Isso costuma ser mais raro. Mesmo quem está em um peso considerado normal pode ter mais gordura corporal do que imagina. E mesmo que não pareça, essa percentual pode atrapalhar muito sua definição.
Não importa que você tenha um abdômen trincado, por exemplo, se tiver uma capa de gordura cobrindo essa musculatura.
Para encerrar, é importante reforçar que a decisão de optar pelo cut ou bulk precisa ser acompanhada de uma opinião profissional. Não tente cortar caminhos, um corpo forte e musculoso é fruto de preparação e paciência.