Antes de ganhar massa muscular, muita gente precisa perder gordura. E, ao contrário do que se pensava, a musculação pode ajudar muito nessa tarefa, desde que utilizada da maneira correta. Um bom exemplo desse uso está nos circuitos combinados com aeróbicos.
Dependendo do caso, apenas a musculação não será suficiente para emagrecer. Ter músculos maiores ajuda a acelerar o metabolismo, mas também é importante focar na queima de gordura. Assim, unir um treino de musculação à tiros de corrida, por exemplo, pode ser o ideal para quem deseja eliminar peso.
Confira a seguir um exemplo de circuito AB para perda de peso:
Circuito A
- 4×20 Agachamento Barra
- 4x Prancha (máximo)
- 4×20 Afundo
- 4×20 Infra
- 4×20 Agachamento Sumô
- 4×20 Abdominal Declinado com Pesos
- 4×20 Extensora
- 4×20 Lombar
- 4×10+10 Glúteos + Elevação de Quadril
- 4×20 Oblíquo
- 4×20 Panturrilha no Hack
- 4×20 Pedalada
Circuito B
- 4×20 Crucifixo
- 3 minutos de corrida
- 4×10+10 Elevação Lateral + Frontal
- 3 minutos de corrida
- 4×20 testa
- 3 minutos de corrida
- 4×20 Tríceps pulley com Barra
- 3 minutos de corrida
- 4×20 Serrote
- 3 minutos de corrida
- 4×20 Flexão
- 3 minutos de corrida
É importante que estes circuitos contem com pouco tempo de descanso. O mais indicado é ficar de 30 a 50 segundos em repouso entre uma série e outra. O mesmo vale para a atividade aeróbica. Corre os 3 minutos, respira 30 segundos em repouso e já inicia o exercício. Isso garante que seu organismo permaneça acelerado por todo o período de treino.
O funcionamento deste circuito também lembra um pouco o princípio do treino HIIT. Quando há uma exigência grande do seu organismo por certo período de tempo, mesmo que curto, o corpo permanece queimando calorias mais rapidamente mesmo nas horas após o fim do circuito. Ou seja, dá pra emagrecer mesmo em repouso.
Mas, claro, vale reforçar, este circuito só será 100% benéfico se aliado com uma dieta equilibrada.