Muita gente acha que TPM é besteira, mas o corpo feminino realmente sofre mudanças antes e durante a menstruação. E estas alterações hormonais podem influenciar diretamente no desempenho durante o treno.
Faltando alguns dias para a menstruação, ocorre um aumento nos níveis de progesterona que acaba diminuindo a concentração. Esse hormônio também pode causar fadiga muscular precoce. Na prática, isso significa que pode acontecer menos foco durante a atividade física e o cansaço aparecer mais rapidamente.
Em geral, essa fadiga é super fácil de perceber. Um treino que rende bastante numa semana, pode deixar uma mulher super arrebentada ainda na metade dos exercícios. E não é preguiça, é hormonal.
Treino e Cólica
Outros fatores que podem influenciar são as cólicas e a duração do período menstrual. Toda mulher sabe que a cólica, dependendo de seu nível, pode ser absolutamente incapacitante. Nesses casos, pode ser mais interessante não treinar mesmo e apostar na combinação bolsa de água quente e analgésico.
Para quem tem dores mais fracas ou sabe que as cólicas estão chegando, a atividade física pode ser benéfica. A liberação das substâncias de bem estar pós treino podem adiar ou impedir o aparecimento de dores.Uma dica é se exercitar no sol, pois ele age no sistema endócrino e ajuda na sensação de prazer.
Treino e Pós Menstruação.
Após a menstruação, o corpo está com elevação do estrogênio e também tem uma maior liberação de noradrenalina. Isso faz com que a mulher tenha mais energia. É essencial aproveitar essa época para programar as fases mais intensas ou volumosas do ciclo de treinamento dentro do mês. Os exercícios físicos intensos como aeróbica corrida e musculação pesada são os mais indicados. Há um forte aumento na resistência e na velocidade, e o desempenho físico tende a uma evolução rápida e progressiva.
Depois de alguns dias tudo começa novamente; um novo período da ovulação e os hormônios em alta. A mulher fica mais sensível e o corpo fica mais preguiçoso. Mas isso jamais deve ser motivo para não treinar. Na verdade, o ideal é observar todo o desempenho e dividir os exercícios conforme seu rendimento. Isso vai impedir que o treino desanime sem necessidade.
eva diz
Agora entendo a minha indisposição nesse período.