Todo mundo sempre tem uma dica de suplemento para dar, mas a verdade é que nem todos funcionam. É preciso avaliar as necessidades, nutrientes, fórmulas, entre outros para definir o que é mais indicado.
Com a quantidade de suplemento existente hoje em dia fica difícil saber o que usar e qual vai ser melhor para ganhar massa. Para facilitar vamos mostrar três categorias de suplementos, dividimos entre suplementos primários, secundários e dispensáveis.
Tipos de Suplementos
Os suplementos primários são aqueles que vão dar o maior suporte ao seu treino e dieta, são eles que vão mostrar mais resultados. Os suplementos secundários também poderão auxiliar nos resultados, mas não são essenciais. Usar eles é uma questão de quem quer investir e quer uma suplementação mais detalhada.
Por fim os suplementos dispensáveis são os que só valem o investimento em casos muito específicos. Só vale a pena se você se dedica muito e tem objetivos bem certos, é importante pensar muito para não desperdiçar dinheiro. Veja a lista de cada um das categorias:
Suplementos primários:
Whey Protein;
Creatina;
Multivitamínicos;
Pré-treinos.
Suplementos secundários:
BCAAs;
Substitutos de refeições;
Barras proteicas.
Suplementos dispensáveis:
Hipercalóricos;
Glutamina.
A suplementação é feita para ajudar no ganho de massa muscular, mas depende também do seu treino. Tomar alguma fórmula maravilhosa não vai adiantar de nada se você não tiver um treino elaborado para o seu tipo físico e com a carga e frequência adequadas.
Outra coisa importante é que o suplemento serve como uma complementação da alimentação. É preciso seguir uma dieta equilibrada e tomar cuidado também com as bebidas. Não dá pra viver de suplementação de segunda a sexta e beber a vida durante o fim de semana. Tudo conta bastante na hora de ganhar massa muscular. Portanto, ao escolher seu suplemento e avaliar seus resultados, considere todo o seu estilo de vida.