Treino: Quantas Vezes Por Semana?

Vezes_TreinoUma das perguntas mais frequentes por quem treina visando a hipertrofia é saber qual o número de vezes ideal para se exercitar durante a semana. Converse com pessoas que praticam esta atividade e você encontrará respostas de todos os tipos. Alguns dirão que o ideal é três vezes por semana, outros afirmarão que os resultados aparecem somente com treinos diários, alguns concordarão que duas vezes por semana é suficiente.

Essa variação nas respostas indica, justamente, que não existe uma fórmula que se aplica perfeitamente a todas as pessoas. E isso acontece, claramente, por dois motivos.

O primeiro deles é que cada pessoa busca um objetivo diferente. Enquanto alguns buscam uma hipertrofia total, outras pessoas podem estar treinando somente para perder peso sem ganho de massa muscular, ou até mesmo manter a forma alcançada em sessões prévias de treino.

Já o segundo motivo envolve as diferenças do metabolismo de um organismo para o outro. Assim, pessoas que possuem o mesmo objetivo – como, por exemplo, manter a forma – podem precisar de treinamentos diferentes, visto que o corpo de cada uma delas reage de uma forma diferente a cada série de exercícios.

No caso das pessoas que buscam a hipertrofia muscular, existe ainda outro ponto a ser levado em conta: enquanto algumas pessoas tem hipertrofia temporária (ou seja, requerem uma carga maior e mais frequente de exercícios, para evitar que o organismo volte ao tamanho original), outras possuem hipertrofia crônica, e o crescimento dos músculos continua aparente mesmo com dois ou três dias sem treinamentos.

Desta forma, para definir qual a frequência – e a intensidade – dos treinamentos que você precisará seguir, é necessário, antes de tudo, identificar qual o seu real objetivo. E, posteriormente a isso, estudar como o seu corpo reage aos exercícios que você pratica.

Para isso, é indispensável o acompanhamento de um profissional de educação física, que lhe ajudará a compreender melhor o seu corpo e seus limites, especialmente no que diz respeito a evitar lesões (sejam elas musculares ou ou ortopédicas) devido à prática de exercícios de forma exagerada – algo que assola muitas pessoas, especialmente no início dos treinamentos. Afinal, lembre-se que tão importante quanto ver os músculos crescerem é saber que isso está acontecendo de forma saudável. Sem nunca esquecer, é claro, da necessidade de repousar entre um treino e outro.


Deixe um Comentário

Previous post:

Next post: