Treino de Musculação

A musculação é a atividade física que mais cresce em nosso país. Conta com um número cada vez maior de pessoas buscando essa modalidade de exercícios para alcançar seus objetivos, que podem ser condicionar o corpo, melhorar a saúde, prevenir doenças e principalmente melhorar a forma física. Isso por que com a musculação é possível emagrecer, ganhar massa magra, definir as formas do corpo e se for esse seu objetivo, ficar musculoso.

Os treinos de musculação são treinos de força utilizando pesos, que possibilitam que se trabalhem todos os grupos musculares do corpo. O ideal é que a atividade seja praticada em uma academia, com a orientação de profissionais com experiência nessa atividade. Só assim é possível obter os resultados que se deseja, sem riscos e sem lesões, pois dependendo de seus objetivos haverá um programa de treinos mais adequado. Programas de musculação são complexos, e exigem conhecimentos específicos, pois devem ser executados por tempo determinado, com velocidade, força, carga e número de repetições diferentes, além de ser essencial observar o tempo de repouso.

Tradicionalmente os treinos de musculação, exceto para profissionais e atletas de alto padrão, envolvem 3 séries de 15 repetições com intervalos de cerca de 1 minuto entre elas, para cada grupo muscular. O mesmo grupo de músculos não deve ser trabalhado dois treinos seguidos, é importante respeitar um período mínimo de repouso.

Os treinos devem observar um cronograma com a evolução dos exercícios, que também devem ser variados periodicamente para evitar que os músculos se acostumem à atividade, o que faria com que os resultados estacionassem.  A maioria dos profissionais indica que o ideal é treinar 4 dias por semana, respeitando assim o período de descanso, e nunca treinando mais do que 2 dias seguidos.

Para os iniciantes, é importante durante as primeiras semanas fazer alguns minutos na esteira e na bicicleta antes de iniciar a musculação. Além, é claro, de uma série de exercícios de alongamento. Com o passar das semanas os exercícios devem começar a evoluir, e associados a uma alimentação equilibrada, em pouco tempo é possível perceber os primeiros resultados.


Deixe um Comentário

Previous post:

Next post: