Treino de Força

Treino de ForçaO treinamento de força tem objetivos e conseqüências básicas: construir músculos, aumentar a força e a resistência e eliminar gordura, com notáveis benefícios para a saúde.

Na antiguidade e até alguns séculos atrás, o homem precisava ser forte e resistente para garantir sua vida e de sua família. Os trabalhos eram braçais, as distâncias longas e os recursos esparsos. Com o desenvolvimento industrial e posteriormente da tecnologia, a população se tornou naturalmente mais sedentária, e com isso perdeu suas características de resistência física, que hoje são buscadas nas academias de musculação.

Existem inúmeras técnicas, sistemas e metodologias diferentes de treinos de força, cada uma delas com características que atendem determinados fins. Assim, quem está começando um treinamento de força deve primeiro estabelecer seus objetivos e metas. Por exemplo, quem deseja ganhar força, deve treinar com maior carga e menor número de repetições. Já quem deseja perder peso, deve ter uma carga menor, que permita um número maior de séries. Desta forma,  carga, número de repetições, séries, velocidade, volume e outras variáveis, devem ser organizadas em programas para compor a rotina de treinos executada.

O treinamento de força é um programa de atividades físicas a longo prazo, onde,  através de exercícios com resistência bem orientados, o indivíduo vai construindo seu corpo através da redefinição de sua musculatura. Para isso, as rotinas devem incluir todos os grandes grupos musculares, que precisam periodicamente ser alteradas. Isso por que os músculos precisam ser estimulados constantemente, e levados ao seu limite.

Outro fator fundamental para o sucesso dos treinos de força é a alimentação, que deve contemplar proteínas, carboidratos e gorduras de forma equilibrada, pois todos esses elementos são essenciais para a construção muscular. A nutrição é um aspecto à parte na musculação, pois assim como nos tipos de treino, ela deve ser organizada de acordo com os objetivos. Quem deseja ganhar massa muscular deve ingerir muitas calorias, e recorrer a suplementos, diferente de quem deseja eliminar gorduras.

Força e músculos levam tempo para ser construídos, requerendo paciência e persistência. Ainda assim, é um desafio que vale a pena ser encarado, como um estilo de vida saudável, que traz consigo saúde e beleza corporal.


Deixe um Comentário

Previous post:

Next post: