Tipos de Treino de Musculação

Tipos de Treino de Musculação

Musculação é um Treino de Força Com Inúmeros Benefícios

Musculação é o treino de força que tem como objetivo aumentar a força, definir a musculatura, emagrecer, ganhar massa muscular, aumentar a resistência e a potência, além de trazer inúmeros outros benefícios.

Contudo, para conquistar esses objetivos existe um tipo específico de treino. Cada um conta com diferenças de intensidade, carga, repetições, séries, e outras variáveis que são combinadas de forma diferentes, de acordo com o resultado desejado. Basicamente, os treinos de musculação se dividem em: treino de força, resistência muscular, potência e hipertrofia.

  • Treino de Força <uscular -> Por força muscular, definimos a capacidade máxima de tensão/força em determinado movimento do corpo. O aumento da força muscular é sempre gradual e depende da adaptação e do aumento do estímulo, assim como do aumento da massa muscular.  Desta forma, os treinos de força requerem poucas repetições, com alta intensidade e sempre com novos desafios. Assim que o músculo se adapta e consegue levantar determinado peso, é preciso aumentar a carga para desafiar seus músculos a desenvolver força;
  • Aumento de massa muscular -> também chamado de hipertrofia, acontece com o aumento do volume dos músculos. O aumento da massa muscular depende da intensidade e duração do treino e também depende muito da alimentação e do descanso adequado. Um programa de treino para desenvolver a hipertrofia deve ter repetições entre 6/12 e maior número de séries (+3), com curtos intervalos para recuperação. Nesse tipo de treino é importante manter a tensão por maior tempo, para estimular o crescimento muscular;
  • Resistência muscular -> por resistência muscular entendemos a capacidade muscular de permanecermos em atividade ou mantermos a tensão, quanto maior o período maior é a resistência. Os treinos para trabalhar a resistência devem ser organizados com muitas repetições (15/50) com cargas baixas ou moderadas e 2/3 séries em cada grupo muscular;
  • Potência -> a potência é o resultado da força e da velocidade. Quanto menor o tempo de deslocamento para determinada resistência, maior é a potência. Quanto maior a carga, maior ainda será a potência. Treinos para aumentar a potência devem contemplar várias séries, com poucas repetições, carga moderada e maior velocidade.

Deixe um Comentário

{ 7 comentários… leia-os abaixo ou comente }

lucas

boa tarde.
Meu nome é lucas sou adepto da atividade de musculação!
treino ha 3 anos (entre idas e vindas) meu peso atual é 80kg
não tenho um percetual de gordura alto mas porem queria minimizar ainda mais esse percentual e maximizar minha massa muscular,que tipo de treinamento fisico devo fazer?

Responder

Pedro

Combinações de treinos diferentes funcionam satisfatoriamente? Por exemplo fazer hipertrofia durante um tempo e mudar para potência após um médio ou longo prazo. Faria apenas hipertrofia mas pretendo praticar algo como muay thai.

Responder

Jackson

Boa tarde, eu sou iniciante na musculação e tenho uma dúvida sobre a velocidade
Da execução das series, qual deve ser a velocidade? Rápido, devagar,
Contrai rápido e relaxa devagar e vice versa. Me ajudem aí por favor

Responder

Sergio

A literatura especializada diz que a maior parte das microlesões, necessárias à hipertrofia, são provocadas durante a fase exentrica ( relaxamento) do exercicio. estabelecer um tempo de 2 segundos para a contração e 4 segundos durante o relaxamento irá te ajudar bastante.
Obs: consulte sempre um profissional habilitado para te auxiliar.

Responder

Rui Pereira

Uma alimentação saudável é tão importante como o treino de musculação. Os alimentos são a fonte de energia, os alimentos ingeridos influenciam a saúde. Toda a actividade requer energia, a alimentação fornece ao organismo a energia necessária à vida.

Responder

Sergio

Muito bons os artigos postados.

Responder

Charles

ola,
Eu treino musculação a uns 3 meses e queria também começão a treinar muay thai,
qual seria o melhor treino a ser utilizado pra evitar o catabolismo muscular

Responder

Previous post:

Next post: