Qual a Melhor Atividade Física Pra Você?

Cada pessoa é única no universo. Logo, suas necessidades, desejos e aptidões também são diferentes. Por isso, nem sempre uma atividade física, por melhor que seja, é adequada ou serve para todas os individuos.

Ao mesmo tempo, praticar atividade física é uma recomendação unânime dos médicos para todas as pessoas, pois o sedentarismo é um dos grandes riscos de doenças. Assim, vale descobrir qual a modalidade de atividade melhor para você, tendo como base aquilo que deseja. E, para lhe auxiliar, selecionamos algumas opções a partir de um estudo realizado com voluntários na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos.

Confira a seguir e descubra o melhor para você:

  • Ganhar Mais Energia -> quem se sente normalmente esgotado e sem energia para as atividades mais corriqueiras, deve praticar uma atividade física moderada. Uma boa opção é pedalar, bike indoor ou outdoor por 20 minutos, 3 vezes por semana é ótimo para começar e vai se surpreender com os excelentes níveis de energia e de ânimo que oferece.
  • Combater a Depressão e Dormir Melhor – se você tem problemas de depressão e falta de sono, a atividade física também pode ser sua melhor aliada. 30 a 40 minutos de atividades física moderada 4 vezes por semana pode pôr fim aos seus problemas. Opte pelas atividades aeróbicas, respeitando no mínimo 2 horas de intervalo entre os exercícios e o seu horário de dormir.
  • Proteger o Coração e Ganhar Mais Anos de Vida -> se você está preocupado em viver muito e evitar as doenças de coração, a receita é ficar longe do sedentarismo. Assim, a sugestão são 20 minutos de atividades como ciclismo ou corrida 4 vezes por semana ou 30 minutos de atividades cardiovasculares de intensidade moderada. Outra boa opção é intercalar atividade aeróbica com musculação, 5 vezes por semana.
  • Ganhar Massa Muscular -> a musculação é sem nenhuma dúvida a atividade indicada para quem deseja ganhar massa muscular e definir a musculatura do corpo, devendo ser praticada no mínimo 3 vezes por semana com intervalo de 48 horas entre os treinos do mesmo grupo muscular.
  • Emagrecer -> se o objetivo é emagrecer, as atividades aeróbicas são as mais indicadas. A sugestão é de 50 minutos de atividade aeróbica como dança, ginástica, caminhada ou natação,  5 vezes por semana.

Vale salientar que todas essas atividades trazem muitos outros benefícios além dos relatados, contudo para os objetivos apontados elas são as que apresentam os melhores resultados.