Musculação Para Emagrecer

Por muito tempo se acreditou que somente os exercícios aeróbicos como correr, caminhar, andar de bicicleta e nadar, por exemplo, eram capazes de provocar o emagrecimento. E não se pode negar que são capazes de queimar muitas calorias, além de aumentar a resistência cardiorrespiratória.

No entanto, é preciso levar em consideração que sua ação não se prolonga por muito tempo. Ao contrário de exercícios como musculação, que continuam acontecendo mesmo durante o descanso. Dessa forma, sozinhos os exercícios aeróbicos isolados não são capazes de provocar emagrecimento significativo.

As atividades aeróbicas também podem provocar a perda de massa muscular magra, tornando ainda mais difícil o emagrecimento efetivo. Segundo os profissionais da área, quando há uma grande perda de peso rapidamente é certo que o que se está perdendo é líquido e massa muscular. Assim, a melhor receita para emagrecer são os treinos de musculação associados a uma dieta balanceada, além de exercícios aeróbicos. A musculação transforma as gorduras em massa muscular magra fazendo você perder gordura, ao mesmo tempo em que aumenta o metabolismo do corpo, permitindo que mesmo em repouso você continue emagrecendo.

O ideal para quem deseja emagrecer é organizar uma série de treinos com o instrutor de acordo com os seus objetivos e suas condições físicas. Tomando cuidado para que os treinamentos vão evoluindo conforme seu condicionamento.

A musculação não muda apenas os contornos do corpo usando a gordura para transformar em massa magra, ela também muda a estrutura de seu funcionamento. Depois dos treinos, quando em repouso, o organismo precisa reparar as fibras musculares do estresse sofrido durante os exercícios. Consequentemente, o metabolismo continua ativado mesmo depois do treino, mudando o ritmo do corpo.

Vale ressaltar que somente os treinos de musculação não são capazes de emagrecer. O estado físico do indivíduo no que diz respeito ao seu índice de gordura é resultado direto do número de calorias que ele consome e a quantidade de energia que gasta. Para emagrecer é fundamental adotar uma dieta balanceada, onde se contemple todos os grupos alimentares, evitando as chamadas calorias vazias, contidas nos açucares, frituras, refrigerantes, etc. Associado a isso, a atividade aeróbica, como caminhadas por exemplo, intensificam a queima de calorias.


Previous post:

Next post: