Musculação – Diferentes Tipos de Treino

A Musculação Virou Febre Nas Academias

A musculação é a atividade física de maior sucesso nas academias do mundo. Dentre suas principais características, destaca-se a capacidade de modificar o corpo humano, desenvolvendo a hipertrofia muscular, assim como a força, a potência e a resistência.

A musculação é praticada por milhares de pessoas ao redor do mundo com objetivos diferentes. Isso porque os exercícios de força, com uso de pesos, oferecem infinitas opções. Associados a outros exercícios, podem compor programas de treinamento que atendam as diversas necessidades dos praticantes, como por exemplo os atletas de outras modalidades que a utilizam para potenciar e aperfeiçoar seu condicionamento físico.

Os tipos de treinos basicamente se dividem em treinos para hipertrofia muscular, treinos de força, treinos de potência e treinos de resistência. Cada um desses tipos de treino tem suas características próprias, como intensidade, frequência, velocidade, repetições e intervalos, que devem ser obedecidos para se obter os resultados pretendidos.  Vamos procurar entender os diferentes tipos de treinamentos de musculação:

  • Hipertrofia Muscular -> a hipertrofia muscular é o crescimento das fibras musculares já existentes no corpo, como resposta aos estímulos recebidos através dos exercícios físicos onde aja resistência à força. A hipertrofia depende também diretamente da duração e da intensidade do programa de treinamento.
  • Força muscular -> os treinos para ganhar força muscular são executados com cargas altas, próximas do máximo possível em cada movimento do corpo. Para ganhar força muscular, é importante trabalhar a coordenação para obter maior eficiência na pratica dos exercícios. Com os treinos intensos e adequados, o corpo pode obter o máximo de força, porém a partir de um determinado estágio se torna necessário aumentar a massa muscular para acompanhar e possibilitar esse aumento.
  • Potência muscular -> a potência depende e está diretamente relacionada com a força e a velocidade. Quanto maior a velocidade e a força empregada em um movimento, maior será a sua potência. Porém, esta só pode ser mantida por um período curto de tempo, cerca de 10 segundos, depois começa a diminuir e em 30 minutos chega a reduzidos 25%.
  • Resistência muscular -> treinos para obter resistência muscular tem o objetivo de aumentar o tempo em que o indivíduo é capaz de manter a sua força máxima, ou a sua capacidade de gerar e manter a força repetidas vezes.

Como se pode perceber os treinos de força, potência e resistência estão diretamente relacionados, ao mesmo tempo em que cada um deles atende melhor as necessidades de determinados esportes. Assim, um halterofilista precisa treinar de forma especial sua força, enquanto o jogador de beisebol deve treinar a potência e o maratonista a resistência.


Deixe um Comentário

Previous post:

Next post: