Hipertrofia Feminina

Existem muitos mitos e até preconceitos contra a hipertrofia feminina. Parte dessa postura vem desde a antiguidade, com a imagem de homens com corpos musculosos e fortes e de mulheres com corpos delicados, com músculos frágeis e curvas suaves.

Assim, quando uma mulher se dedica à musculação intensivamente até atingir um corpo mais forte e musculoso invariavelmente há quem pense: “perdeu a feminilidade, está igual a um homem!”. No entanto, foi – se o tempo em que a musculação era uma atividade exclusivamente masculina. Elas venceram esse tabu e já fazem parte do universo da hipertrofia.

A hipertrofia feminina é considerada um grande desafio, porque pela sua formação natural, as mulheres têm uma capacidade muito menor de desenvolver massa muscular. Isso, devido a concentração do hormônio testosterona, maior no corpo masculino e menor no feminino. Além disso, elas possuem ossos menores e mais leves, articulações mais frágeis, menor volume de massa, e uma tendência natural ao acúmulo de gordura.

A testosterona por sua vez é o hormônio sexual masculino, que além de definir as características masculinas também é responsável por aumentar a força e os músculos A mulher também possui em sua formação a testosterona, porém as diferenças são importantes, pois enquanto nele as concentrações variam de 1,75 a 7,84 ng/ml, nela ficam entre 0,10 a 0,75 ng/ml. Essa diferença comprova que, através de um treinamento igual, os dois nunca vão alcançar o mesmo resultado.

As mulheres que se dedicam ao fisiculturismo, e adquirem grande força e massa muscular, mas além dos treinos intensos, também se utilizam de esteróides anabolizantes, que são derivados dos hormônios de testosterona sintetizados. O uso dos esteróides, no entanto, é uma questão muito complexa e polêmica e que deve ser tratada e orientada por profissionais experientes, pois os efeitos colaterais são muito importantes. E há que se prestar muita atenção neles, já que  podem ser considerados ilícitos e prejudiciais à saúde. E nesse sentido, vale destacar que suplementos naturais podem ser essenciais.

Assim, as mulheres podem obter um corpo forte e com músculos bem definidos; contudo o corpo feminino vai estabelecer os próprios limite. A hipertrofia muscular vai acontecer de forma lenta e muito moderada, mesmo que se mantenha ou aumente o ritmo de treino.


Deixe um Comentário

{ 1 comentário… leia-o abaixo ou comente }

ranielly

goste muito dessas dicas…

Responder

Previous post:

Next post: