Fisiculturismo

FisiculturismoFisiculturismo é a busca da formação muscular desejada através de exercícios de musculação e é considerado um esporte. Como em todos os esportes existem disputas que podem acontecer de forma individual ou coletiva sendo que a comparação é o critério usado para avaliar os requisitos de: melhor simetria, maior volume, proporcionalidade e definição dos músculos. Mr. Olympia é o campeonato de fisiculturismo a nível mundial, sendo regulado pela Federação Internacional de Fisiculturismo.

Os competidores que participam deste campeonato são de alto nível e até hoje apenas dois brasileiros participaram do Mr. Olympia, um deles, Luis Freitas competiu em 1988 ficando com o décimo nono lugar e o outro foi Eduardo Correa que em 2009 ficou com o terceiro lugar embora tenha sido considerado pela mídia como o campeão o que gerou dúvidas quanto aos critérios de julgamento usados neste campeonato.

Até hoje lembrado por difundir o fisiculturismo no mundo Arnold Schwarzenegger venceu o Mr. Olympia por nada menos do que sete vezes e embora os competidores da atualidade se situem em um patamar acima daquele na qual Schwarzenegger se apresentava, ele ainda é tido como o maior fisiculturista de toda a história sem do reconhecido como tal por pessoas de todas as idades.

É através da hipertrofia que os fisiculturistas chegam as formas desejadas para os músculos e para incrementar esse aumento de massa eles focam três pontos considerados como principais que são: alimentação especializada com o objetivo de incorporar as proteínas e outros suplementos que tem a capacidade de liberar o hormônio; um treinamento forçado a base de pesos e outras atividades físicas; o repouso que é fundamental para que o músculo possa se recompor.

O uso de anabolizantes é pratica entre muitos atletas de fisiculturismo e de outros esportes que desejam acelerar o desenvolvimento muscular, entretanto o uso proibido e os males que causam a saúde fazem com que os mais conscientes e preocupados com seu corpo busquem na malhação, mesmo que exaustiva e na alimentação adequada a forma de chegar ao resultado desejado. Todavia é no fisiculturismo que o uso de anabolizantes é mais comum, principalmente em casos de atletas amadores.

Um dado mais recente no que se refere ao fisiculturismo é em relação a pessoas da terceira idade uma vez que estudos têm demonstrado o quanto à musculação é importante para que se tenha uma melhor qualidade de vida nesta fase, sugerindo que um trabalho bem orientado pode trazer ótimos resultados.


Deixe um Comentário

{ 1 comentário… leia-o abaixo ou comente }

Previous post:

Next post: