Escolha Seu Suplemento III – Carboidratos, Termogênicos e Creatina

Nos artigos Escolha seu suplemento I e Escolha Seu Suplemento II, já apresentamos as principais características do Whey Protein, do BCAA, dos Shakes e da Glutamina. E agora, é a vez dos 3 últimos tipos de suplementos, os Hipercalóricos, os Termogênicos e a Creatina.

Acompanhe nossas informações e faça a escolha do suplemento mais indicado para as suas necessidades.

  • Suplementos à base de carboidratos ou hipercalóricos-> os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso organismo. Assim, os suplementos à base de carboidratos servem essencialmente para fornecer energia e para aumentar a massa muscular.  Porém, é preciso atenção, esses suplementos são feitos a partir de uma combinação de carboidratos com proteínas e gorduras, o que os torna altamente calóricos, devendo ser evitados por mulheres e para quem deseja perder peso. Existem várias apresentações e fórmulas de suplementos à base de carboidratos; o  carboidrato complexo de amido de milho é de absorção ultra-rápida e sua liberação é lenta e constante, por isso é o mais indicado para atividades muito intensas, dando pique e contribuindo para o ganho de massa. Em treinos curtos e de curta duração e grande intensidade, o malto deve ser consumido antes da atividade para garantir a energia necessária.  Nos treinos intensos e de longa duração ou no intervalo entre duas atividades diferentes como treino e corrida, por exemplo, o suplemento na forma de gel é o ideal. Contudo, não esqueça, o carboidrato ingerido e que não for gasto vai se acumular em seu corpo na forma de gordura localizada.
  • Termogênicos -> os suplementos termogênicos assim como os suplementos à base de cafeína, são indicados para quem deseja queimar gorduras. As duas substâncias aceleram o metabolismo do corpo e provocam o gasto muito maior de calorias durante as atividades e consequentemente aumentam a queima de gorduras. Além disso, estudos comprovam que a cafeína bloqueia os receptores da dor e assim é possível aumentar a intensidade do treino ou mesmo correr mais alguns quilômetros. Porém, essas substâncias devem ser utilizadas com muito bom senso, pois o uso inadequado traz muitos efeitos colaterais, como taquicardia, problemas na tireóide e problemas hormonais nas mulheres.  Além disso, podem atrapalhar os resultados dos treinos se não forem bem dosados, pois podem manter o metabolismo acelerado quando o que a musculatura necessita é se recuperar dos treinos.
  • Creatina -> suplemento à base dos aminoácidos arginina, metionina e glicina. É considerado um dos mais eficientes para aumentar o desempenho físico e ganhar massa muscular. O suplemento age retendo líquido nas células que permite o aumento do volume da massa muscular, além disso oferece um importante aporte de energia e auxilia a turbinar a força nos treinos pesados de musculação. A Creatina deve ser utilizada em doses pela manhã e à noite, porém em ciclos que começam com doses maiores, se mantém regulares por dois meses, para depois interromper seu uso por um período.

Deixe um Comentário

Previous post:

Next post: