Drop Set

Quem treina intensivamente para ganhar massa muscular, sabe que um dos  problemas mais comuns é a definição dos exercícios que melhor funcionam. O treino precisa evoluir para poder estimular a reação dos músculos e propiciar a hipertrofia. Isso por que quando o corpo de adapta a um padrão, o volume muscular para de crescer.

Dessa forma, é essencial que inovações sejam incluídas periodicamente, não permitindo que a adaptação aconteça. E nesse sentido, o Drop Set é um dos métodos mais utilizados e de maior destaque nas academias.

O Drop Set, também conhecido como “Série Descendente” é uma técnica intensiva de periodização de treinamento. Foi criada por Joe Weider, um renomado treinador de vários campeões mundiais e  tem como objetivo aumentar a energia muscular, elevando os níveis de glicogênio, que é a principal reserva energética das células musculares, e a responsável pela hipertrofia.

O Drop Set pode ser realizado dentro de diversas séries diferentes, e tem como princípio aumentar a carga do exercício até o seu máximo e em intervalos definidos, para depois, de acordo com a técnica empregada, reduzir drasticamente essa carga. Ou seja, você estabelece um exercício, com série e repetição, e executa até obter a carga máxima e posteriormente diminui cerca de 50% ou mais, mantendo a alternância.

Outras técnicas do Drop Set  vão lhe orientar a executar determinada série até obter a falha concêntrica, que é o ponto máximo, em que não agüenta mais e continuar o exercício por maior que seja o esforço. Para depois fazer o exercício com uma carga menor.

Vale salientar que este é objetivo do método, atingir o máximo e reduzir. Porém, seu instrutor deverá especificar como essa técnica poderá ser incorporada aos seus treinos, usando uma das variações que o Drop Set oferece.  São elas, Drop Set Weider, Triple Drop Set, Quadruple Drop Set , Drop Set Breathing, Drop Set Metabólico, Drop Set Tensional e Sistema de Multicarga.

O Drop Set é um método extremo de treinamento, que pode ser utilizado dentro de diferentes tipos de exercício. Contudo, precisa ser usado esporadicamente, nunca como método único de treino. Aconselha-se usar uma vez por semana, no máximo 2 vezes, e apenas em determinado músculo. Especialmente por que o uso do Drop Set com frequência tira a eficácia da técnica e diminui os seus resultados.


Deixe um Comentário

{ 2 comentários… leia-os abaixo ou comente }

Previous post:

Next post: