Drop Set

Quem treina intensivamente para ganhar massa muscular, sabe que um dos  problemas mais comuns é a definição dos exercícios que melhor funcionam. O treino precisa evoluir para poder estimular a reação dos músculos e propiciar a hipertrofia. Isso por que quando o corpo de adapta a um padrão, o volume muscular para de crescer.

Dessa forma, é essencial que inovações sejam incluídas periodicamente, não permitindo que a adaptação aconteça. E nesse sentido, o Drop Set é um dos métodos mais utilizados e de maior destaque nas academias.

O Drop Set, também conhecido como “Série Descendente” é uma técnica intensiva de periodização de treinamento. Foi criada por Joe Weider, um renomado treinador de vários campeões mundiais e  tem como objetivo aumentar a energia muscular, elevando os níveis de glicogênio, que é a principal reserva energética das células musculares, e a responsável pela hipertrofia.

O Drop Set pode ser realizado dentro de diversas séries diferentes, e tem como princípio aumentar a carga do exercício até o seu máximo e em intervalos definidos, para depois, de acordo com a técnica empregada, reduzir drasticamente essa carga. Ou seja, você estabelece um exercício, com série e repetição, e executa até obter a carga máxima e posteriormente diminui cerca de 50% ou mais, mantendo a alternância.

Outras técnicas do Drop Set  vão lhe orientar a executar determinada série até obter a falha concêntrica, que é o ponto máximo, em que não agüenta mais e continuar o exercício por maior que seja o esforço. Para depois fazer o exercício com uma carga menor.

Vale salientar que este é objetivo do método, atingir o máximo e reduzir. Porém, seu instrutor deverá especificar como essa técnica poderá ser incorporada aos seus treinos, usando uma das variações que o Drop Set oferece.  São elas, Drop Set Weider, Triple Drop Set, Quadruple Drop Set , Drop Set Breathing, Drop Set Metabólico, Drop Set Tensional e Sistema de Multicarga.

O Drop Set é um método extremo de treinamento, que pode ser utilizado dentro de diferentes tipos de exercício. Contudo, precisa ser usado esporadicamente, nunca como método único de treino. Aconselha-se usar uma vez por semana, no máximo 2 vezes, e apenas em determinado músculo. Especialmente por que o uso do Drop Set com frequência tira a eficácia da técnica e diminui os seus resultados.


Deixe um Comentário

{ 2 comentários… leia-os abaixo ou comente }

Edwiges

Olá. li tudo, mas meu professora de academia, mandou eu fazer na extensora sentada de 15, 10 e 8 sem parar e aumentando a carga .. 3x essa mesma repetição, estou fazendo certo? ou ela ta ensinando errado?

Responder

welligton

Estas fazendo certo! Mas essa técnica tem outro nome.
Soh tenha cuidado para não fazer em muitos aparelhos,ou fazer varias vezes por semana,senão você terá uma chance maior de ter um overtraining.

Responder

Previous post:

Next post: