Como Ficar Musculoso?

Ficar musculoso é o principal motivo que leva homens e mulheres as academias de musculação. Isso acontece por que os exercícios resistidos – aqueles realizados com peso e onde há resistência física -, são os mais eficazes para alcançar esse objetivo.

Contudo, mesmo sendo certo que os treinos de musculação são o meio mais eficiente de ficar musculoso e ganhar massa muscular, a prática isolada dos treinos não basta, pois o desenvolvimento do corpo humano é bastante complexo. Mesmo que os treinos aumentem, não serão suficientes se não forem associados à uma alimentação adequada, descanso e o uso equilibrado de suplementos alimentares, dependendo do nível que se deseje obter.

Para entender melhor as necessidades de alimentação e descanso, é preciso saber como acontece o crescimento dos músculos, também chamado de hipertrofia. Durante os treinos, a sobrecarga nos exercícios faz com que os músculos se tencionem e criem uma resistência, se contraindo, sendo que nesse momento, os filamentos de proteínas são destruídos. Já durante o período de descanso, o organismo repõe esses filamentos proporcionalmente a exigência, ou seja, no treino há o trabalho dos grupos musculares e durante o descanso, eles literalmente crescem para se adaptarem às novas exigências.

A alimentação também tem um papel fundamental nesse processo e deve oferecer os nutrientes necessários, portanto deve ser rica em proteínas, carboidratos e gorduras essenciais.

Assim, a melhor receita para ganhar músculos alia programas de treinamento bem elaborados, consistentes e com nível de dificuldade crescente, com períodos de descanso regulares e uma alimentação com os nutrientes necessários. Para isso vale seguir as seguintes dicas:

  • Treinos com grupos musculares alternados e regulares, obedecendo a um bom programa de exercícios, que nunca devem ultrapassar uma hora diária;
  • Os exercícios com peso devem oferecer dificuldade e para isso devem evoluir depois de períodos regulares;
  • É essencial obedecer ao tempo de descanso e preservar o sono noturno como importante restaurador das energias;
  • O cardápio diário deve ser rico em proteínas, carboidratos e deve conter gorduras também.

Existem diferentes fórmulas de suplementos e hormônios sintetizados que são capazes de potencializar o trabalho da musculação. Melhorando a capacidade de recuperação muscular e possibilitando que os treinos sejam intensificados, com a obtenção de melhores resultados em mais curto espaço de tempo. Porém, o uso desses suplementos e hormônios devem ser feitos com cautela, sempre orientados por um profissional experiente e dentro de um programa completo de treinamento.


Deixe um Comentário

{ 1 comentário… leia-o abaixo ou comente }

maria aparecida

malho à muito tempo e ainda nao consegui o corpo que quero,como faço pra conseguir ficar musculosa?

Responder

Previous post:

Next post: