Você Sabe O Que São Catabolismo e Anabolismo?

Catabolismo_AnabolismoAnabolismo e catabolismo são dois termos muito usados por quem treina pesado na musculação. Mas, você sabe o que significam?

Pode parecer besteira, mas quanto maior seu conhecimento sobre o assunto, melhores suas chances de ter um treino correto e eficiente. Afinal, por mais que alguém possa te indicar algum exercício, nada como poder tomar ou pelo menos opinar em algumas decisões.

Em resumo, o que você precisa saber é que Anabolismo e catabolismo descrevem se o seu corpo está perdendo ou construindo tecido muscular.

Entenda melhor:

Catabolismo

É quando o corpo degenera o tecido muscular. Esse processo pode acontecer por causa do treino aeróbico ou pela musculação. Quando uma pessoa treina, os músculos são fadigados, e isso se relaciona a quanto mais longo e difícil forem os exercícios.

Além desse motivo, a má alimentação e a falta do descanso também colaboram para o catabolismo.

Anabolismo

É o contrário do catabolismo. É o processo quando o corpo constrói o tecido muscular.

A construção dos músculos é feita durante o repouso, durante o sono e não durante o exercício. A hipertrofia  acontece depois que você se exercita e descansa, de preferência nas 8 horas de sono por noite.

Existem umas dicas de como ficar no estado anabólico – em que há a construção muscular – por mais tempo:

  • ter a alimentação ideal com intervalos de 3 horas no máximo. Quando se ultrapassam as 3 horas de intervalo entre uma alimentação e outra, o corpo começa a usar o tecido muscular como fonte de energia (catabolismo).
  • tomar diariamente o café da manhã, porque depois das 8 horas de sono sem comer nada, o corpo já entrou no processo de catabolismo.
  • não treinar além dos 60 minutos porque depois desse período os músculos começam a catabolizar. O treino é apenas um estímulo para que o corpo cresça durante o descanso, mas que seja tomado o café da manhã; caso contrário você vai catabolizar até a hora da sua refeição seguinte.
  • dormir 8 horas de sono por noite para que os músculos se desenvolvam por um tempo. Mas, lembre, saiu da cama, vá direto para o café. Nada de demorar horas para comer. Ficando muito tempo sem alimentação, o corpo que cresceu durante a noite e iniciou o processo de catabolismo vai continuar nesse processo até a hora que você resolver comer.

Deixe um Comentário

Previous post:

Next post: