Benefícios da Musculação

Musculação: Ganho de Força e Condicionamento Físico

A musculação se transformou nos últimos anos no hit de homens e mulheres de todas as idades, que buscam esse tipo de atividade com muitos objetivos diferentes, desde a melhor forma física, o recondicionamento físico, o ganho de força e a hipertrofia muscular.

O homem vem se transformando cada vez mais num ser sedentário, tornando-se cada vez mais inativo fisicamente. As várias tecnologias, o ritmo de vida acelerado das grandes cidades, a facilidade e a conveniência das comidas industrializadas levou o homem a um profundo estado de inativação. Vai-se ao trabalho e a todos os locais com meios de transporte motorizados, a comida vem semi-pronta e uma grande maioria dos trabalhos é feito sentado, boa parte das horas de lazer são gastas na frente da TV ou do computador. Enfim, a atividade física foi reduzida a quase 1/3 daquela do homem de uma ou duas décadas atrás e a nutrição perdeu a qualidade.

Resultado? Inúmeras doenças crônicas e problemas de saúde e emocionais de toda ordem relacionados a inatividade e também a má nutrição, ambos responsáveis pelo enfraquecimento das condições gerais do corpo humano. Nesse contexto, a musculação ganha força, como uma atividade simples e que traz benefícios enormes para a qualidade de vida das pessoas, independente de sua idade, inclusive podendo ser praticada por idosos, pois melhora o condicionamento físico e auxilia a restabelecer o controle de suas funções físicas como sentar, levantar, abaixar, calçar o sapato, caminhar sozinho, etc., promovendo maior longevidade e qualidade de vida.

Além disso, a musculação promove um ganho de massa muscular e o aumento da força física, melhorando a condição cardiorrespiratória e o emagrecimento corporal. Também o exercício físico, em especial a musculação, dá uma aparência mais jovem e saudável ao indivíduo, fornecendo energia e bom ânimo para todas as atividades rotineiras, inclusive maior vigor e disposição sexual.

Os primeiros resultados benéficos dos exercícios de musculação começam a ser sentidos logo nas primeiras semanas, e com a continuação vão se tornando mais evidentes e mais profundos, restaurando alguns dos principais danos causados por anos de sedentarismo.


Deixe um Comentário

Previous post:

Next post: