Anabolizante é Suplemento?

Existe muita confusão, principalmente por parte dos iniciantes nos treinos de musculação, entre suplementos e anabolizantes. Algumas pessoas chegam a pensar que todos os produtos consumidos para aumentar a massa muscular e dar energia são suplementos, porém estão erradas.

Os anabolizantes não são uma espécie de suplemento. Os suplementos alimentares são à base de proteínas, carboidratos, aminoácidos e gorduras, enquanto os anabolizantes são uma classe de hormônios sintetizados.

Os esteróides anabólicos ou anabolizantes, são produzidos em laboratório, a partir da síntese da testosterona – hormônio masculino, e também do colesterol. Os anabolizantes oferecem ao indivíduo um grande aporte de energia e o desenvolvimento da massa muscular, tanto no homem quanto na mulher. Os anabolizantes, geralmente injetáveis, promovem a elevação das fibras musculares e do volume do músculo. E, como a força é proporcional ao volume de músculo, quanto maior a massa muscular, mais força.

Os anabolizantes têm indicação de uso em crianças com atraso de desenvolvimento hormonal ou neuromuscular, doentes que ficaram muito tempo na cama e precisam desenvolver novamente a musculatura, pacientes com doenças crônicas que levam a perda de peso – como a AIDS e o câncer -, e também em casos de aplasia de medula. Afora essas situações, seu uso é proibido no Brasil e em grande parte dos países. Isso por que, apesar de melhorar a performance, aumentar a massa muscular e dar mais energia e força, os anabolizantes trazem diversos efeitos colaterais, como problemas cardíacos, hipertensão, hipotiroidismo, acne, calvice, agressividade, dependência, impotência, aumento do colesterol, perda de memória, lesões no fígado, e até o câncer.

Como seu uso é proibido no Brasil, os anabolizantes são comercializados principalmente pela internet e nas academias de musculação. Todos eles são provenientes do chamado mercado negro, sendo este um dos grandes problemas no seu uso: não há nenhuma garantia da qualidade do produto e de que seus componentes são exatamente aqueles contidos no rótulo, aumentando muito os riscos atrelados ao seu uso.

Assim, se você deseja ganhar massa muscular e energia extra, faça uma dieta balanceada, treine forte e use suplementos com orientação de um profissional. Assim, você terá os resultados que deseja, de maneira saudável e garantida.


Deixe um Comentário

{ 1 comentário… leia-o abaixo ou comente }

Previous post:

Next post: