Aminoácidos

Os aminoácidos são considerados blocos de construção do corpo humano. Eles são responsáveis pela formação das proteínas, que por sua vez se responsabilizam pela formação de músculos, tendões, cabelos, unhas, glândulas, órgãos e hormônios. Além do crescimento, manutenção e restauração das células. Logo, os aminoácidos e as proteínas têm um papel fundamental no desenvolvimento do corpo humano.

Existem duas espécies de aminoácidos, os aminoácidos essenciais e os aminoácidos não essenciais, que ao todo somam 20 tipos diferentes.

Os aminoácidos essenciais são obtidos através da alimentação, pois nosso organismo não consegue sintetizá-los. São eles: a leucina; isoleucina; lisina; metionina; fenilalanina; treonina, triptofano e valina, obtidos principalmente através do consumo de leguminosas, carne vermelha, laticínios, mariscos, e outros alimentos ricos em proteínas e também através de suplementos alimentares.

Os aminoácidos essenciais são, como o próprio nome já diz, indispensáveis para a vida orgânica. Contudo, para os atletas eles assumem uma importância ainda maior, tanto para a saúde física quanto para aumentar a resistência e a força. E isso faz com que muitos atletas tomem suplementos de aminoácidos para obter uma melhor performance física, já que a alimentação normal não oferece a quantidade suficiente para suprir as necessidades. Especialmente no caso de  fisiculturistas e outros atletas de força e resistência, como maratonistas, que precisam uma média de 2,2 gramas de proteínas por quilo de peso corporal.

Eles são especialmente necessários para os atletas também porque contribuem para a construção muscular e diminuem a fadiga física. Tem sido muito comum o consumo entre atletas do BCAA – cadeia ramificada de aminoácidos -, que compensam a falta de fontes naturais de energia, e é formado pelos aminoácidos leucina, isoleucina e valina. Esses suplementos podem auxiliar melhorando muito cada desempenho geral e alguns estudos garantem que favorece o ganho de força e de massa magra, especialmente para quem está iniciando os treinos de musculação.

Os aminoácidos histidina, arginina, lisina, metionina, ornitina, e fenilalanina, costuma ser os mais apreciados por quem faz musculação e quer ganhar massa muscular. Isso porque estes aminoácidos tem efeito anabolizante, através da estimulação dos hormônios do crescimento. Assim os suplementos com essas substâncias são largamente utilizados por quem está desenvolvendo programas de hipertrofia muscular e está empenhado em ganhar massa muscular. No mercado ainda existem outras associações dos aminoácidos essenciais, com indicações específicas de seus benefícios.

A musculação exige um grande gasto de energia, assim o organismo necessita de uma nutrição especial e da reposição de nutrientes. E os aminoácidos são importantes para maximizar seu potencial de força e massa muscular.


Deixe um Comentário

Previous post:

Next post: