Agachamento

Agachamento Ajuda a Ganhar Força e Músculos

O agachamento é considerado um dos exercícios mais completos no treino de força, porque apesar de trabalhar de modo especial os músculos inferiores e articulações como as coxas, quadris, nádegas e tendões, ele também envolve a  musculatura das costas, abdômen, braços, gêmeos, e ainda fortalece o sistema cardiorrespiratório.

Junto com o levantamento terra, o agachamento é considerado um dos movimentos de base para quem quer ganhar força e músculos. É um dos melhores e mais eficazes exercícios para obter esses resultados, apesar de muitas academias preferirem o uso de aparelhos ao invés dos pesos livres, por considerarem os primeiros mais seguros.

O agachamento consiste em realizar a flexão das pernas e agachar o tronco, e apesar de ser aparentemente simples, o exercício requer treino e muita técnica. A posição deve ser sempre com a coluna ereta, olhando para um ponto a frente, sem baixar a cabeça ou olhar para cima, e os pés devem estar separados mais ou menos na largura dos ombros. Quando se faz o agachamento com a barra, deve-se ter o cuidado de apoiar a barra nas costas e não na nuca ou no ombro, o movimento também pode ser feito com a barra a frente do corpo.

As flexões do agachamento podem ser realizadas com ou sem carga adicional, sendo que a carga é importante para o ganho de força. A carga utilizada no agachamento pode ser um bastão, uma barra de halteres comprida utilizada de forma clássica atrás da nuca ou sobre os peitorais ou a barra curta nas mãos, com os braços junto ao corpo. O exercício de agachamento exige além de todo o esforço físico e concentração, muito equilíbrio, principalmente com a barra sobre os peitorais.

Os exercícios de agachamento também podem ser feitos por quem está iniciando, nesse caso sem carga. A seguir estão dois programas simples de treino:

a)     Em pé, com as pernas afastadas na largura do quadril, flexione as pernas levando o bumbum para trás. Procure manter o tronco mais reto possível e não leve os joelhos para frente, eles não podem passar a linha dos pés, é como se você fosse sentar. Mantenha os braços flexionados sobre o peito. Faça 3 séries de 15 repetições;

b)     De pé, com os pés afastados e abertos, como se fosse dar um grande passo. Flexione as duas pernas mantendo o tronco reto e estenda as pernas novamente. Faça 3 repetições de 15. Se parecer fácil demais, comece a segurar pesos nas mãos, progressivamente.


Deixe um Comentário

Previous post:

Next post: